O que achas do blog ?

Dicas Sobre Baixo e muito mais


Isolamento de Salas de Ensaio

Isolamento
A Teoria
Ha uma diferença crucial entre Isolamento e Correcção sonora.
As famosas caixas de ovos servem para guardar ovos, mas se forem utilizadas da forma correcta fazem um excelente trabalho na correcção sonora. Agora, se estiverem à espera de isolar o que quer que seja com caixas de ovos, tirem o cavalinho da chuva: só vão receber queixas dos vizinhos (assumindo que estamos a falar de um cenário urbano).
Bem, não ha grandes segredos para se obter um bom isolamento. Basta ter a seguinte noção: som é vibração. A partir daí é arranjar métodos e materiais para fazer com que o som, ao deslocar-se do ponto A para o ponto B encontre um obstáculo intransponivel, ou seja, um isolamento.
O material ideal para isolar não existe...  todo e qualquer material irá deixar sempre passar algum som. O ideal mesmo é usar materiais com densidades diferentes e propriedades diferentes, até porque como sabem o som apresenta-se em espectro o que faz com que alguns materiais funcionem melhor para determinadas frequências em deterimento de outras. Para que o isolamento seja ainda mais efectivo separem o material, por forma a que não entre em contacto directo um com o outro, por exemplo, lã de rocha de diferentes densidades, ou mesmo sobras de panos entre dois paineis de lã de rocha de diferentes densidaeds. O importante é ter materiais diversos que "abafem" o som.

Correcção sonora

A correcção sonora tem como objetivo eliminar todos os ecos da sala para que se torne mais surda possível... ou talvez não. Por vezes convem deixar a sala um pouco "aberta" para que depois possamos adicionar ou remover elementos de correcção, de acordo com a especificidade do projecto ou gravação. O Armazém 42 do Paulo Abelho é um excelente exemplo. As nossas salas são surdas quanto basta mas podemos adicionar elementos para as tornar mais surdas ainda. Os Corvos, quando foram gravar umas maquetes, quiseram reverb na escuta de tão surda que é a "Sala 1" (é a azul).
A correcção sonora é obtida mais pela forma do que pelo material em si. Uma das melhores salas onde ensaiei era feita de granito. Granito em bruto. Embora o granito seja duro e em termos de reflexão os valores são elevados, o facto de ser em bruto faz com que a superficie reflicta espalhando o som pela sala de forma aleatória. Lá voltamos à caixa de ovos. Devido à sua forma reflecte o som espalhando-o pela sala.

Alguma dúvida comentem, o que eu souber explicar irei fazê-lo!

Abraço,
Carlosbassline

Sem comentários:

Enviar um comentário